Materiais de Alta Tecnologia para a Artroplastia de Quadril

Os componentes BIOLOX® apresentam elevadíssima resistência ao desgaste abrasivo com uma esfericidade quase perfeita e um superior acabamento superficial

Controle de qualidade em todos os níveis –
Medições 3D das cabeças femorais cerâmicas BIOLOX®

A mais alta qualidade superficial

O polimento final, executado com altíssima precisão confere aos componentes cerâmicos a menor rugosidade de superfície de todos os materiais utilizados como implantes. A rugosidade média da superfície altamente polida das cerâmicas BIOLOX® é de apenas cerca de 2 nanômetros (0,002 μm).

Exata Esfericidade

Uma variância máxima a partir de uma esfera perfeita de apenas 5μm assegura que os componentes têm um ajuste com precisão superior (precisão de teste < 1μm).

Os estados de lubrificacão A e B são obtidos de forma mais frequente com o componentes cerâmicos do que com os outros pares tribológicos.

Lubrificação pelo líquido sinovial

Nós sabemos hoje em dia que não existe um estado permanente de lubrificação hidrodinâmica nas articulações artificiais do quadril. O contínuo estado de movimento e descanso e a frequente geração de tensões unilaterais normalmente evita a formação de uma película de lubrificação permanente do líquido sinovial. Por este motivo se faz necessário que os materiais que venham a ser empregados como superfícies nos pares tribológicos das articulações para as ATQ´s tenham grande resistência ao desgaste abrasivo. Pode se considerar que são observados os 3 estados de lubrificação nas artroplastia total do quadril: lubrificação por filme fluido (A), lubrificação mista (B) e lubrificação da camada limite (C). As superfícies especialmente polidas e hidrofílicas dos componentes cerâmicos Biolox ajudam a garantir que os estados-de lubrificação ocorram, reduzindo significativamente o desgaste. Os estados de lubrificacão A e B são obtidos de forma mais frequente com o componentes cerâmicos do que com os outros pares tribológicos.

As pontes de Hidrogênio são ligações fortes e proporcionam uma excelente molhabildiade da cerâmica, além de uma excelente capacidade de lubrificação.

Boa molhabilidade

As pontes de hidrogênio formadas com a superfície do material cerâmico Biolox garantem uma excelente molhabilidade e a formação de um filme lubrificante efetivo.

Excelente estabilidade dimensional

As cabeças femorais e os insertos acetabulares BIOLOX® não sofrem deformação sob cargas normalmente encontradas in vivo. Este fato em conjunto com a qualidade do acabamento superficial é um pré-requisito para a alta resistência ao desgaste dos componentes BIOLOX®. A excelente estabilidade dimensional vem dos altíssimos valores do Módulo de Young e o elevado valor de resistência a compressão das cerâmicas Biolox. Em pesquisas realizadas com componentes explantados que foram novamente articulados contra insertos acetabulares de Polietileno foi demonstrado que as cabeças femorais BIOLOX® mantiveram a sua estabilidade dimensional mesmo após estar implantadas pos períodos superiores a dez (10) anos in vivo. Foi também determinado que as cabeças femorais BIOLOX® apresentavam os valores e as propriedades dimensionais e mecânicas que foram testadas (conforme as normas) conforme constava na data de fabricação dos componentes.

Contato recomendado

Clique no botão "Contatos" à direita, para obter uma lista com os contatos de responsáveis diretos no Grupo CeramTec.