Os componentes BIOLOX® apresentam elevadíssima resistência ao desgaste abrasivo com uma esfericidade quase perfeita e um superior acabamento superficial
Controle de qualidade em todos os níveis –
Medições 3D das cabeças femorais cerâmicas BIOLOX®
O polimento final, executado com altíssima precisão confere aos componentes cerâmicos a menor rugosidade de superfície de todos os materiais utilizados como implantes. A rugosidade média da superfície altamente polida das cerâmicas BIOLOX® é de apenas cerca de 2 nanômetros (0,002 μm).
Uma variância máxima a partir de uma esfera perfeita de apenas 5μm assegura que os componentes têm um ajuste com precisão superior (precisão de teste < 1μm).
Os estados de lubrificacão A e B são obtidos de forma mais frequente com o componentes cerâmicos do que com os outros pares tribológicos.
Nós sabemos hoje em dia que não existe um estado permanente de lubrificação hidrodinâmica nas articulações artificiais do quadril. O contínuo estado de movimento e descanso e a frequente geração de tensões unilaterais normalmente evita a formação de uma película de lubrificação permanente do líquido sinovial. Por este motivo se faz necessário que os materiais que venham a ser empregados como superfícies nos pares tribológicos das articulações para as ATQ´s tenham grande resistência ao desgaste abrasivo. Pode se considerar que são observados os 3 estados de lubrificação nas artroplastia total do quadril: lubrificação por filme fluido (A), lubrificação mista (B) e lubrificação da camada limite (C). As superfícies especialmente polidas e hidrofílicas dos componentes cerâmicos Biolox ajudam a garantir que os estados-de lubrificação ocorram, reduzindo significativamente o desgaste. Os estados de lubrificacão A e B são obtidos de forma mais frequente com o componentes cerâmicos do que com os outros pares tribológicos.
As pontes de Hidrogênio são ligações fortes e proporcionam uma excelente molhabildiade da cerâmica, além de uma excelente capacidade de lubrificação.
As pontes de hidrogênio formadas com a superfície do material cerâmico Biolox garantem uma excelente molhabilidade e a formação de um filme lubrificante efetivo.
As cabeças femorais e os insertos acetabulares BIOLOX® não sofrem deformação sob cargas normalmente encontradas in vivo. Este fato em conjunto com a qualidade do acabamento superficial é um pré-requisito para a alta resistência ao desgaste dos componentes BIOLOX®. A excelente estabilidade dimensional vem dos altíssimos valores do Módulo de Young e o elevado valor de resistência a compressão das cerâmicas Biolox. Em pesquisas realizadas com componentes explantados que foram novamente articulados contra insertos acetabulares de Polietileno foi demonstrado que as cabeças femorais BIOLOX® mantiveram a sua estabilidade dimensional mesmo após estar implantadas pos períodos superiores a dez (10) anos in vivo. Foi também determinado que as cabeças femorais BIOLOX® apresentavam os valores e as propriedades dimensionais e mecânicas que foram testadas (conforme as normas) conforme constava na data de fabricação dos componentes.
Clique no botão "Contatos" à direita, para obter uma lista com os contatos de responsáveis diretos no Grupo CeramTec.
Você esta acessando a área de “Informações Profissionais” do website BIOLOX® o qual é destinado somente a Profissionais da área Médica e Farmacêutica. Por favor confirmar que você é membro deste grupo profissional.
As cabeças femorais cerâmicas BIOLOX®delta e BIOLOX®forte e os insertos acetabulares BIOLOX®delta, os sistema de revisão BIOLOX®OPTION, assim como os implantes de joelho feitos com BIOLOX®delta são produtos registrados pelos clientes da CeramTec. Não estão registrados/não estão disponíveis em todos os países. O Sistema BIOLOX®DUO está registrado pelos clientes da CeramTec somente no Japão. BIOLOX®CONTOURA e os implantes de ombro fabricados com BIOLOX®delta acham-se em desenvolvimento e não foram ainda aprovados pelas autoridades competentes. A prótese de superfície de quadril de cerâmica anatômica H1 da BIOLOX®delta está sob pesquisa clínica realizada pela Embody Orthopaedic Ltd. na UE. Atualmente, a H1 é um dispositivo sob avaliação clínica em um estudo aprovado tanto pelo ponto de vista ético como pelo MHRA (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency). A prótese de superfície de quadril de cerâmica anatômica não foi ainda aprovada pelas autoridades competentes. Nota para os EUA: ATENÇÃO – BIOLOX®CONTOURA assim como os implantes de joelho, ombro e de superfície feitos com BIOLOX®delta estão sob desenvolvimento e não foram ainda aprovados pela FDA. O Sistema BIOLOX®DUO ainda não está aprovado pelo FDA para ser distribuído nos Estados Unidos (EUA).