Biocompatibilidade inigualável:

Por favor clicar aqui para ler mais…

Ao selecionar o par tribológico mais adequado para pacientes ativos é necessário considerar o potencial osteolitico do respectivo par. Quando comparado a outras pares tribológicos, as articulações cerâmica-cerâmica sao os que apresentam o menor nível de desgaste (menor geração de particulas/resíduos) de desgaste e menor nível de atividade biológica.

Biocompatibilidade inigualável:
As Cerâmicas BIOLOX® não causam nenhum tipo de reação alérgica conhecida.

“O uso de pares cerâmicos para as ATQ´s é recomendado pela literatura médica por causa do mínimo desgaste e a excelente biocompatibidade.”

A maior parte dos testes de biocompatibilidade de resistência ao desgaste e à corrosão das cerâmicas BIOLOX® foi realizada no início de 1970. Mais de 40 de experiência clínica e um grande número de investigações histológicas realizadas por diversos grupos demonstraram a superior biocompatibilidade e o excelente desempenho clínico em longo prazo dos implantes cerâmicos BIOLOX®. As cerâmicas BIOLOX® não liberam íons metálicos e não causam reações alérgicas indesejáveis. O uso de pares de desgaste cerâmicos para as articulações de quadril artificiais é recomendado na literatura médica preferencialmente em relação aos pares de desgaste de metal/polietileno, especialmente devido ao baixo desgaste e uma excelente biocompatibilidade. Isso é especialmente uma vantagem para os pacientes jovens e ativos devido ao seu alto nível de atividade física, o que exige maiores demandas sobre os materiais utilizados.

A sensibilidade do metal reduz a vida dos implantes

“Reações alérgicas aos implantes metálicos podem resultar na necessidade de remoção troca da prótese de quadril.”

Um número cada vez maior de publicações tem reportado sobre as reações alérgicas aos constituintes das ligas metálicas utilizadas em ambas as substituições de quadril e joelho. Elementos metálicos como o níquel, cromo e o cobalto são bem conhecidos como elementos alergênicos de contato, os quais podem causar reações alérgicas no corpo humano. A literatura médica contém inúmeros artigos que relatam sobre as respostas e reações de hipersensibilidade do organismo aos metais e os seus efeitos sobre a expectativa de vida e/ou falha dos implantes. As reações imunológicas e alérgicas aos constituintes de ligas metálicas são citados como possíveis causas para osteólises, soltura precoce dos implante e complicações pós-operatórias, tais como cicatrização retardada e eczemas. As reacções alérgicas aos implantes metálicos podem resultar na necessidade de remoção ou substituição dos implantes.

A possibilidade de riscos à saúde devido ao desgaste metálico não pode ser esquecida nem excluída.

O uso de uma prótese com par Tribológico metal/metal não é recomendado na literatura médica para pacientes com alergias aos metais e doença renais crônicas. Ainda não está claro os possíveis efeitos colaterais causados ​​pela exposição de longo prazo do corpo humano aos resíduos provenientes do desgaste metálico e dos íons metálicos liberados no organismo. Os especialistas ainda não tem certeza se os íons metálicos liberados no organizados podem ter um efeito causador de tumores. No entanto, algumas publicações levantaram a suspeita de que um enfraquecimento na resistência do organismo à infecções pode ser um efeito possível para os pacientes, sendo este causado pela perturbação ao sistema imunológico.

A seleção dos materiais está se tornando um critério cada vez mais importante.

Como as publicações mostram, ainda não existe um teste de diagnóstico completamente confiável, o qual possa ser utilizado para prever se haverá uma reação alérgica aos elementos metálicos proveniente dos implantes ortopédicos. Tendo em conta esta incerteza e por conta de relatórios que mostram um número crescente de pacientes que apresentam reações de hipersensibilidade aos metais, a escolha dos materiais para o par tribológico das articulações do quadril se torna um ponto ainda mais importante.

Contato recomendado

Clique no botão "Contatos" à direita, para obter uma lista com os contatos de responsáveis diretos no Grupo CeramTec.