Cerâmica de óxido - Óxido de zircônio (ZrO2)

O material de construção para todos os fins

Diferente de outros materiais cerâmicos, o óxido de zircônio (ZrO2 –também conhecido como zircônia) é um material com resistência muito alta à propagação de fendas. A cerâmica de óxido de zircônio também apresenta uma expansão térmica muito elevada, portanto constituem o material selecionado frequentemente para unir a cerâmica e o aço.

Vale a pena saber:

Propriedades do óxido de zircônio (ZrO2)

  • Expansão térmica alta (α=11 x 10-6/K, similar a alguns tipos de aço)
  • Isolamento térmico excelente/baixa condutividade térmica (2,5 a 3 W/mK)
  • Resistência muito alta à propagação de fendas, alta resistência às fraturas (6,5 a 8 MPam1/2)
  • Capacidade para conduzir íons de oxigênio (usados para a medição de pressões parciais de oxigênio nas sondas lambda)

Outra combinação de propriedades excelentes é a condutividade térmica muito baixa e a força elevada. Além disso, alguns tipos de cerâmica de óxido de zircônio podem conduzir íons de oxigênio. Os componentes produzidos com esse material são muito mais caros do que os componentes fabricados com cerâmica de alumínio. A cerâmica de óxido de zircônio é usada, entre outras aplicações, como ferramentas para moldagem de fios, como auxiliares nos processos de fundição, como materiais para coroas e pontes na indústria de odontologia, como anéis de isolamento nos processos térmicos, e como células de medição de oxigênio nas sondas lambda.

Produtos fabricados com óxido de zircônio (ZrO2)

As descrições do produto que seguem os links nesta página conduzirão à versão em idioma inglês da página de internet da CeramTec International.

Produtos marcados com um ícone da bandeira brasileira estão disponíveis na versão em idioma português para o Brasil.