SiAlON – Nitreto de alumínio e silício

Materiais cerâmicos para o design pretendido das propriedades mecânicas

A cerâmica α/β SiAlON é um dos materiais mais recentes encontrado na cerâmica técnica e está relacionado aos nitretos de silício. Ela está presente somente em alguns compostos de matérias-primas e consiste em pelo menos três fases, α-SiAlON, β-SiAlON e uma fase limite de grão amorfo ou parcialmente cristalino.

Vale a pena saber:

Exemplo de característica de SiC-α/β-SiAlON

  • Módulo de Young: 345 GPa
  • Dureza HV1: aprox. 17 GPa
  • Resistência à quebra: 5,5 MPam1/2

 

Características de dureza-resistência:
Um núcleo duro (1) está rodeado por uma superfície muito dura e resistente ao desgaste (2).

A classe do material de α/β-SiAlONs caracteriza-se por uma combinação única do nitreto de silício com maior dureza do que o normal e com o mesmo alto nível de resistência. A fase α-SiAlON é muito dura, enquanto a fase β-SiAlON, como o nitreto de silício normal, possui um alto nível de resistência à quebras. As frações das fases de α-SiAlON, β-SiAlON e a fase limite do grão podem ser ajustadas em grande escala, o que possibilita adaptar as propriedades do material de α/β-SiAlON de forma a atender os perfis dos requisitos das diferentes aplicações.

Em condições especiais, é ainda possível produzir um material gradiente que contenha uma fração maior de α-SiAlON na superfície do que no interior. A CeramTec aproveita essa característica, por exemplo, em várias cerâmicas de corte altamente resistentes ao desgaste para aplicações de usinagem: O gradiente na fração α-SiAlON fornece à superfície de uma inserção indexável, maior dureza do que o núcleo, o que aumenta muito a resistência ao desgaste do material de corte cerâmico. A resistência à quebra no interior permanece alta.

A dureza e a resistência ao desgaste de α/β-SiAlONs podem ser aumentadas ainda mais através da incorporação de materiais duros como o carboneto de silício. Essa variação do material de nitretos de alumínio e silício tem sido comprovada nos componentes expostos à alta pressão tribológica, por exemplo, na indústria de papel.

Produtos fabricados com nitreto de alumínio e silício (SiAlON)

As descrições do produto que seguem os links nesta página conduzirão à versão em idioma inglês da página de internet da CeramTec International.

Produtos marcados com um ícone da bandeira brasileira estão disponíveis na versão em idioma português para o Brasil.