Materiais piezo-cerâmicos SONOX® P

Materiais cerâmicos avançados para aplicações piezo

Com qualidades diferenciadas e opções de aplicação, os materiais piezocerâmicos da marca SONOX® P são sinônimos de eficiência perfeita e máxima confiabilidade no mundo de sensores, atuadores e transdutores.

A CeramTec desenvolveu materiais de alto desempenho SONOX® P para as aplicações piezocerâmicas, já que os componentes piezocerâmicos são às vezes expostos às altas pressões e devem ainda atender suas funções com a máxima confiabilidade. Os materiais piezocerâmicos, por um lado, são classificados de acordo com a sua composição química, e por outro lado, pelas condições de aplicação específicas. Além dos parâmetros típicos, os critérios de seleção incluem o funcionamento sob cargas elétricas e mecânicas elevadas. A CeramTec divide os materiais SONOX® P nas seguintes categorias:

Aplicações típicas Material padrão
Tecnologia sonar para limpeza ultrassônica SONOX® P4
Tecnologia de sensores
Teste de material
Diagnósticos médicos
e terapia
SONOX® P5
SONOX® P502
SONOX® P504
SONOX® P508
Processo ultrassônico
(fundição, perfuração)
SONOX® P8
Atuadores
Geradores piezoelétricos
SONOX® P505
SONOX® P53

Materiais para transdutores de energia:
SONOX® P4 e SONOX® P8

  • Baixa perda dielétrica
  • Permissividade na faixa entre 900 e 1400
  • Altos valores Q na faixa entre 500 e 2000
  • Alta temperatura Curie
  • Alta coercividade

Esses materiais resistem às altas voltagens de acionamento elétrico e às cargas (de pressão) mecânica intensa. Os materiais desse tipo são especificamente bem adequados às aplicações ultrassônicas de alto desempenho na faixa de 20 kHz a vários MHz.

Materiais para sensores:
SONOX® P5, SONOX® P502, SONOX® P504 e SONOX® P508

  • Permissividade na faixa entre 1000 e 2000
  • Atividade piezoelétrica alta (d33 ≥ 400 * 10-12 C/N)
  • Baixos valores Q (≤100)

SAs aplicações de sensores são sistemas normalmente combinados nos quais a piezocerâmica é usada inversamente como um transdutor ultrassônico e um receptor. SONOX® P502 e SONOX® P504 são materiais especialmente desenvolvidos com uma taxa alta de estabilidade térmica e temporal. Isso os torna ideais para as aplicações automotivas na área que varia de -40º a +160º Celsius.

Materiais para atuadores:
SONOX® P505 e SONOX® P53

  • Expansão muito alta (1,4–1,7‰)

Além da prensagem a seco, ambos os materiais também podem ser fabricados como fita cerâmica, com espessuras de camadas de 30 μm a 300 μm. SONOX® P53 é otimizado para a tecnologia de instalação distinta, SONOX® P505 para a tecnologia multicamada monolítica.

Materiais para gases de ignição:
SONOX® P41 e SONOX® P5

  • SONOX® P41: Uso como dispositivo de ignição por compressão
  • SONOX® P5: Uso como dispositivos de ignição por impacto

A esmerilhação das faces dianteira e traseira dos cilindros permite o paralelismo < 15 μm.

Materiais especiais:
SONOX® P6, SONOX® P51 e SONOX® P1 LF

  • SONOX® P6: Adequado para aplicações em altas temperaturas até 200° C
  • SONOX® P51: Design muito fino com atividade piezoelétrica alta (d33 > 500 pC/N)
  • SONOX® P1 LF: Materiais piezocerâmicos sem chumbo

Outros materiais especiais estão disponíveis mediante solicitação.

Observe a Diretiva RoHS – Reciclagem dos componentes piezocerâmicos

RoHS: Restrição do uso de algumas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos.

Essa diretiva descreve a prevenção de substâncias perigosas ou nocivas nos equipamentos elétricos ou eletrônicos. A Divisão de Cerâmica Multifuncional produz e vende componentes de cerâmica, portanto não é diretamente afetada por essa diretiva; porém, nossos clientes podem ser. Os componentes piezocerâmicos são formados principalmente por compostos à base de chumbo como o zirconato de chumbo e o titanato de chumbo. Infelizmente isso não pode ser evitado, como a Comissão Europeia também concluiu. Portanto, os componentes elétricos que contêm chumbo em um composto de matriz de cerâmica estão isentos da restrição na Diretiva de Veículos no Fim da Vida Útil.

Apesar disso, e por essa razão, desejamos dar assistência aos nossos clientes nessa questão: a CeramTec se oferece para receber de volta os componentes piezocerâmicos e descartar ou reciclá-los em conformidade com o meio ambiente. O pré-requisito é que as piezocerâmicas sejam devolvidas sem componentes externos (por exemplo, sem caixa ou molde). Contate-nos se você está interessado em reciclar os componentes piezocerâmicos. Ficaremos felizes em lhe fazer uma proposta.

Outra etapa para estar em conformidade com a Diretiva RoHS é o desenvolvimento de SONOX® P1 LF pela CeramTec, um material piezocerâmico especial sem chumbo.