Cerâmica sem óxido - Nitreto de silício (Si3N4)

O material cerâmico para aplicações extremas

O nitreto de silício (Si3N4) apresenta uma excelente combinação de propriedades de materiais. Ele é tão leve quanto o carboneto de silício (SiC), mas sua microestrutura lhe fornece excelente resistência ao choque térmico e sua alta resistência à quebra o torna resistente aos impactos e choques.

Vale a pena saber:

Propriedades de nitreto de silício (Si3N4)

  • Densidade muito baixa (3,21 g/cm3)
  • Resistência à quebra muito alta (7 MPam1/2)
  • Ótima resistência à flexão (850 MPa)
  • Excelente resistência ao choque térmico: parâmetros de pressão térmica elevados
    (569 K)
  • Temperatura operacional máxima em uma atmosfera de oxidação: 1300º C
  • Temperatura operacional máxima em uma atmosfera neutra: 1600º C

A microestrutura consiste em cristais alongados que se entrelaçam formando microbarras. Uma aplicação onde essa combinação de propriedades demonstrou ser especialmente útil é a usinagem do ferro fundido grafítico ou ferro fundido com inserções de cerâmica. Diferente de metais duros ou de outros materiais de corte, os processos de usinagem podem ser realizados com inserções de cerâmica à velocidade máxima sem o uso de lubrificantes para refrigeração. A combinação de ótimas propriedades tribológicas e a excelente resistência à quebra tornam a cerâmica de nitreto predestinada para aplicações como elementos esféricos e rolamentos em mancais leves e extremamente precisos, ferramentas com moldagem de cerâmica resistentes ao desgaste e componentes automotivos sujeitos à grande pressão. A ótima resistência ao choque térmico e a resistência à alta temperatura são exploradas nos processos de fundição.

Produtos fabricados com nitreto de silício (Si3N4)

As descrições do produto que seguem os links nesta página conduzirão à versão em idioma inglês da página de internet da CeramTec International.

Produtos marcados com um ícone da bandeira brasileira estão disponíveis na versão em idioma português para o Brasil.