No nosso site utilizamos cookies e outras tecnologias, com o objetivo de podermos disponibilizar-lhe todas as funções. Ao continuar a navegar nosso site aceita a utilização de cookies. Mais informações podem ser consultadas na nossa Declaração de Proteção de Dados.
Composto de matriz de metal (MMC)
A gama de aplicações para componentes de metal leve de alta resistência, principalmente o alumínio, mas também o magnésio e o titânio, está em constante crescimento. O motivo para o uso dos metais leves na indústria automotiva é reduzir o peso e essencialmente diminuir as emissões e o consumo de combustível.
Porém, a construção do metal leve atinge seu limite nas áreas onde é necessário resistir altas pressões tribológicas, mecânicas ou térmicas. Essas fragilidades podem ser resolvidas mantendo um baixo peso do componente através do reforço direcionado, e em alguns casos, parcial do metal com partículas de cerâmica. É possível variar o tipo de partículas de cerâmica, seu tamanho e frações de volume. Os objetivos do design de estrutura técnica e de aplicação específica para tais cerâmicas incluem:
Exemplos de aplicação para compostos cerâmicos e de metal (também denominados compostos de matriz de metal, MMC) são conexões de cilindros nos motores (tribologia), paredes de rebaixo de pistão (tribologia), placas de pastilhas de freio (peso), mancais (expansão térmica), discos de freio (tribologia), produtos esportivos ou dissipadores em eletrônicos.
As descrições do produto que seguem os links nesta página conduzirão à versão em idioma inglês da página de internet da CeramTec International.
Produtos marcados com um ícone da bandeira brasileira estão disponíveis na versão em idioma português para o Brasil.