Cerâmica sem óxido - Carboneto de silício (SiSiC/SSiC)

Um material cerâmico duro como diamante

O carboneto de silício tem praticamente as mesmas propriedades de um diamante. Ele não é somente o mais leve, mas também o material cerâmico mais duro e apresenta excelente condutividade térmica, baixa expansão térmica e é muito resistente aos ácidos e lixívias.

Nichtoxidkeramik – Siliziumkarbid

Vale a pena saber:

Propriedades do carboneto de silício (SSiC / SiSiC)

  • Baixa densidade (3,07 a 3,15 g/cm3)
  • Alto grau de dureza (HV10 ≥ 22 GPa)
  • Módulo de Young alto (380 a 430 MPa)
  • Alta condutividade térmica (120 a 200 W/mK)
  • Baixo coeficiente de expansão linear
    (3.6 a 4,1x10-6/K em 20 a 400°C)
  • Temperatura operacional máxima de SSiC sob gás inerte: 1800° C
  • Excelente resistência ao choque térmico de SiSiC: ΔT 1100 K
  • Passível de erosão
  • Resistente à corrosão e ao desgaste mesmo em altas temperaturas
  • Seguro em termos tóxicos
  • Ótimas propriedades de deslizamento

Com a cerâmica de carboneto de silício, as propriedades do material permanecem constantes até em temperaturas acima de 1400° C. O módulo alto de Young > 400 GPa garante uma estabilidade dimensional excelente. Essas propriedades do material tornam o carboneto de silício predestinado para ser usado como material de construção. O carboneto de silício controla a corrosão, abrasão e a erosão de forma hábil já que ele suporta o desgaste por fricção. Os componentes são usados em instalações químicas, fábricas, dilatadores e extrusores ou como bocais, por exemplo.

"As variantes SSiC (carbonato de silício sinterizado) e SiSiC (carbonato de silício com silício infiltrado) se estabeleceram. A última é especialmente adequada para a produção de componentes complexos em grande escala."

 
O carboneto de silício é seguro em termos tóxicos e pode ser usado na indústria alimentícia. Outra aplicação típica para os componentes de carboneto de silício é a tecnologia de vedação dinâmica que utiliza mancais de fricção e vedações mecânicas, por exemplo, em bombas e sistemas de acionamento. Comparado aos metais, o carboneto de silício proporciona soluções altamente econômicas com vida útil mais longa das ferramentas quando usadas em ambientes agressivos, de alta temperatura. A cerâmica do carboneto de silício é ideal para atender as condições exigentes na balística, produção química, tecnologia de energia, fabricação de papel e nos componentes de sistemas de tubulação.

Produtos fabricados com carboneto de silício (SiSiC/SSiC)

As descrições do produto que seguem os links nesta página conduzirão à versão em idioma inglês da página de internet da CeramTec International.

Produtos marcados com um ícone da bandeira brasileira estão disponíveis na versão em idioma português para o Brasil.