Combinações possíveis dos Materiais BIOLOX®

Fixação da cabeça femoral cerâmica no cone da haste femoral

A fixação da cabeça femoral cerâmica ocorre através da conexão do cone interno da cabeça femoral cerâmica (drill hole) com o cone das haste femoral metálica. Cada um dos cones tem propriedades características, tais como o ângulo do cone de conexão, diâmetro, retilinidade, circularidade e propriedades superficiais, as quais sao essenciais para o correto acoplamento dos componentes. Para a segurança no travamento dos componentes, a conexão entre o cone da haste femoral metálica e o cone interno da cabeça femoral cerâmica sao muito importantes.

Ainda não existe um padrão para o cone da haste femoral. As empresas fabricantes de implantes continuam fabricando os cones de acordo com as suas próprias especificações (por exemplo o conhecido cone 12/14), os quais na pratica apresentam grande diferença de geometria, estrutura e propriedades superficiais. Os intervalos entre os comprimentos de colo (S, M, L e XL) também não estão padronizados e podem variam em milímetros de fabricante para fabricante.

É fundamental que os cirurgiões somente utilizem hastes femorais e cabeças femorais as quais o fabricante tenha declarado que sao compatíveis. Os fabricantes de implantes sao responsáveis pela aprovação da combinação da haste femoral e da cabeça femoral e pelo fornecimento dos componentes para os hospitais. Os cirurgiões tem que respeitar as recomendações relativas às combinações aprovadas, fornecidas pelo fabricante do implante nas instruções de uso e outras informações por escrito.

Para obter mais informações por favor solicitar o folder " O Cone modular protético na artroplastia de quadril: A que deve estar atento o cirurgião?".

Contato recomendado

Clique no botão "Contatos" à direita, para obter uma lista com os contatos de responsáveis diretos no Grupo CeramTec.