Materiais cerâmicos da CeramTec

Cerâmica técnica da Especialista em Cerâmica

Os materiais de cerâmica avançada possibilitam, no presente, as aplicações que eram consideradas praticamente impossíveis no passado. Graças às suas propriedades materiais exclusivas, a cerâmica técnica é considerada um dos materiais mais eficientes do nosso tempo.

A cerâmica avançada fornece a base para os produtos da CeramTec. Este material também é conhecido como cerâmica técnica, cerâmica de engenharia ou cerâmica industrial. Esses termos abrangem materiais de cerâmica muito diversificados e, em parte, altamente especializados, com propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e bioquímicas únicas, além de combinações de propriedades.

Estas características específicas também podem ser desenvolvidas, otimizadas e combinadas para o uso em aplicações técnicas. Além disso, é possível combinar diferentes propriedades. Este tipo de material pode ser usado para projetar componentes avançados que desempenham as tarefas necessárias com excelente precisão e podem estar anos-luz à frente se comparados aos materiais concorrentes como o metal ou plástico no respectivo campo de aplicação. Os componentes fabricados com materiais de cerâmica constituem cada vez mais a única solução disponível para os desafios técnicos que não podem ser superados pelos materiais convencionais.

Cerâmica técnica – Grupos de materiais

Cerâmica técnica – da CeramTec pode ser dividida em quatro grupos principais de materiais de cerâmica: Cerâmica à base de silicato, cerâmica de óxido, cerâmica de não óxidos e piezocerâmica. As cerâmicas à base de silicato constituem o tipo mais antigo de materiais de cerâmica para aplicações técnicas e são produzidas principalmente de matérias-primas naturais juntamente com a alumina (óxido de alumínio, silicato de alumínio). O grupo cerâmicas de óxido contém materiais compostos principalmente de óxidos de metais como o óxido de alumínio, óxido de zircônio, titanato de alumínio ou a cerâmica de dispersão. A Cerâmica de não óxidos representa um grupo de materiais compostos de materiais de cerâmica à base de compostos de carbono, nitrogênio e silício como carboneto de silício, nitreto de silício e nitreto de alumínio. A piezocerâmica (também conhecida como cerâmica funcional) representa um grupo de materiais usados para converter parâmetros mecânicos em parâmetros elétricos ou, inversamente, para converter sinais elétricos em vibração ou movimento mecânico.

Cerâmica técnica – Propriedades dos materiais

Os materiais de cerâmica usados em aplicações técnicas, como cerâmica técnica ou cerâmica avançada, devem satisfazer os mais altos requisitos em termos de suas respectivas propriedades. O espectro de propriedades estende-se desde a resistência ao desgaste e calor, resistência à temperatura e corrosão até a biocompatibilidade e compatibilidade com os alimentos.

  • Resistência à flexão
  • Biocompatibilidade
  • Resistência química
  • Densidade e rigidez (Módulo de Young)
  • Resistência compressiva
  • Isolamento elétrico
  • Resistência dielétrica
  • Dureza
  • Resistência à corrosão
  • Compatibilidade com os alimentos
  • Piezoeletricidade e dinâmica
  • Resistência à temperatura
  • Resistência ao choque térmico e às flutuações
  • Metalização (tecnologia de junção)
  • Resistência ao desgaste
  • Expansão térmica
  • Isolamento térmico
  • Condutividade térmica

Essas propriedades diversificadas possibilitam o uso da cerâmica técnica em uma variedade de aplicações na indústria automotiva, eletrônica, tecnologia médica, energia e meio ambiente e, em geral, na engenharia mecânica e de equipamento. O portfólio de produtos atuais da CeramTec contém mais de 10.000 produtos, componentes e peças diferentes, e um espectro amplo de materiais de cerâmica avançada juntamente com os próprios desenvolvimentos de propriedade da CeramTec baseados neste material fascinante.

Mercados e campos de aplicação para os produtos da CeramTec? Estão presentes em quase todos os lugares.

A vasta gama de aplicações para a cerâmica avançada da CeramTec permite obter muitas vantagens em uma grande diversidade de mercados. Os produtos da CeramTec, organizados de acordo com o seu mercado de aplicação, são usados nos segmentos de Engenharia de veículos e automotiva, Eletrônica, Energia e Meio ambiente, Engenharia mecânica e de equipamento, e Tecnologia médica.

Onde posso…

…encontrar as cerâmicas avançadas? Nosso novo catálogo sobre a cerâmica em nosso mundo responde à pergunta referente ao local onde a cerâmica técnica proporciona sempre o máximo desempenho.

Para o catálogo

Manual de cerâmica técnica

Os capítulos deste manual incluem uma visão geral de materiais, os vários processos de fabricação, design de componentes direcionados à cerâmica e exemplos de aplicações.

Solicite seu manual agora

Imagens CeramTec

Temas de imagens da CeramTec selecionados, apresentando componentes fabricados com cerâmica técnica que podem ser usados de acordo com a Creative Commons (CC BY-ND 3.0).

Para a área de imprensa

Contato recomendado

Clique no botão "Contatos" à direita, para obter uma lista com os contatos de responsáveis diretos no Grupo CeramTec.